Jornal Nacional percorreu o Brasil em caravana nas eleições

A Matéria é antiga, mas mostra a versatilidade desses casas motorizadas!

Por: Luiz Almeida, Jorge Rodrigues Jorge/ Carta Z Notícias/TV Press

Bial comanda a caravana do
jornalismo durante campanha eleitoral
A Globo adora transformar eventos jornalísticos em verdadeiros
shows de entretenimento. Esse ano, como não poderia deixar de ser, a emissora quer fazer da campanha eleitoral um grande espetáculo televisivo. A novidade dessa vez será a chamada Caravana JN, que estréia no dia 31 de julho no Jornal Nacional e vai percorrer um trajeto de mais de 15 mil km por diversos rincões do Brasil.

Comandanda por Pedro Bial, a "excursão" será feita num "motorhome" equipado com apetrechos tecnológicos para produzir, editar e enviar, via satélite, matérias diárias para o telejornal, que serão apresentadas no quadro Desejos do Brasil.

"Mostraremos um pequeno retrato do país para saber quais os principais anseios das populações de cada região", valoriza Bial.

O pontapé inicial da jornada de dois meses à bordo do "motorhome" começará pela região Sul. Apesar de manter segredo sobre os pontos a serem visitados, sabe-se que as capitais ficarão de fora. Isso porque a intenção da emissora é mostrar cidades de menor porte, mas que sirvam de referência para os habitantes de cada um dos estados, a previsão é percorrer 300 km por dia.

A cada 15 dias, porém, sempre nas segundas-feiras, a caravana terá a presença de William Bonner e Fátima Bernardes, alternadamente. Nessas ocasiões, um dos apresentadores entrará ao vivo no Jornal Nacional, direto de onde o "motorhome" estiver "ancorado".

A primeira parada acontecerá no próprio dia 31 de julho, na região Sul. A segunda, dia 14 de agosto, no Sudeste. Já nos dias 28 e 29 vai ser a vez do Nordeste. Por fim, dia 11 de setembro, será a vez da região Centro-Oeste e, encerrando o percurso, dia 30, o Distrito Federal.

"Encontraremos o Bial onde ele estiver, o que fará com que nossa cobertura não fique nada burocrática", empolga-se Fátima Bernardes.

Com um total de 15 profissionais, o "motorhome" contará também com equipamentos de produção, gravação e edição. A principal novidade, contudo, é o sistema "fly away", que permite a transmissão via satélite de qualquer ponto do país. Esse sistema, aliás, dispensa uma unidade geradora móvel, basta a equipe técnica alinhar a antena na direção do satélite para enviar o sinal à emissora no Rio de Janeiro.

Além dos equipamentos, o "motorhome", que é alugado, sofreu algumas transformações para a longa jornada na estrada. O espaço ao fundo do veículo, por exemplo, que originalmente era utilizado como quarto de casal, passou a servir de sala de reunião e de edição. Mas algumas características foram mantidas, como as quatro beliches nos corredores, uma pequena cozinha e um banheiro.

Apesar de toda comodidade, a equipe dormirá em hotéis durante a viagem. "Mesmo assim, acredito que será uma grande aventura percorrer o Brasil", entusiasma-se Bial.

A viagem, aliás, não vai ser feita apenas no "motorhome". Para não prejudicar a cobertura na região Norte, onde o acesso não é viável por terra, a Caravana JN percorrerá de barco o trecho entre Belém, no Pará, e Manaus, no Amazonas. Durante oito dias, a produção seguirá pelos rios Pará e Amazonas, visitando as comunidades ribeirinhas.

Em seguida, a equipe embarcará num avião até reencontrar o "motorhome" no estado de Mato Grosso, de onde seguirá viagem para o Distrito Federal. A escolha do trajeto, obviamente, foi feita de modo a ter uma infra-estrutura mínima para a Caravana JN. Nesse quesito foram levados em conta alguns detalhes para evitar imprevistos.

"Precisávamos de estradas que tivessem ao menos borracharias, oficinas mecânicas e hospitais. Afinal, tudo pode acontecer", entrega Ali Kamel, Diretor de Redação de Jornalismo da Globo.

TV Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário